RTT Engenharia - Elétrica Voltada a Vida

CMA aprova financiamento do FGTS para empresas que usam energia solar

11/04/2019

[CMA aprova financiamento do FGTS para empresas que usam energia solar]

Empresas que utilizam energia solar fotovoltaica em sua matriz energética poderão ser financiadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 524/2018, aprovado nesta quarta-feira (10) pela Comissão de Meio Ambiente (CMA).



A proposta altera a Lei nº 8.036, de 1990 para viabilizar a aplicação de recursos do fundo em operações de crédito destinadas a projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. O PLS determina a aplicação de pelo menos 1% dos recursos do FGTS em operações de crédito destinadas a empresas que utilizem energia elétrica oriunda preponderantemente de usina fotovoltaica.



Autora do projeto, a senadora Rose de Freitas (Pode-ES) destaca a importância da ampliação do uso de energia solar na matriz energética brasileira como forma de reduzir o uso de outras formas “mais agressivas ao meio ambiente”.



O relator da proposta, senador Jaques Wagner (PT-BA), ampliou o incentivo também para pessoas jurídicas de direito privado, e não apenas exclusivamente para empresas. O objetivo de Wagner é contemplar também uma série de instituições que não ostentam a forma empresarial, mas que podem ser alcançadas pela proposta, a exemplo de instituições de ensino, saúde e cooperativas.



“De modo a viabilizar a ampliação do acesso a essas fontes por toda a população. Assim, haveria maior ganho ambiental, com maior geração de energia limpa, e mitigação dos impactos tarifários nos consumidores atendidos pelas distribuidoras”, avalia Jaques Wagner no relatório.



O relator destacou ainda os compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris relacionados às energias renováveis: atingir participação de 45% de todas as energias renováveis na matriz energética em 2030; expandir o uso de fontes renováveis (exceto energia hídrica) na matriz total de energia para 28 a 33% de participação até 2030; e aumentar a participação de energia de biomassa sustentável (bioenergia) na matriz energética para 18% até 2030.



A matéria segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) onde receberá decisão terminativa.



Quer saber mais sobre a utilização de energia solar? Então entre em contato conosco para esclarecer todas elas, agende uma visita técnica!



Whatsapp: (13) 3358-2401

site: rttengenharia.com.br

email: orcamento@rttengenharia.com.br



RTT | Engenharia elétrica voltada a vida, desde 2005.



Soluções RTT Engenharia Elétrica:



Serviços • Energia Solar • Projetos e Laudos Elétricos • Cabine Primária de Energia • Para-raios • Painéis e Quadro Elétricos • Central de Medição de Energia • Quadro de Automatização de Bombas • Geradores • Manutenção de Indústrias • Terminais e Sub-Estações .



Cidades: Guarujá – Santos – São Vicente – Praia Grande



 




Fonte:https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/04/10/cma-aprova-financiamento-do-fgts-para-empresas-que-usam-energia-solar">https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/04/10/cma-aprova-financiamento-do-fgts-para-empresas-que-usam-energia-solar em 10/04/2019


 


Serviços Relacionados ao Post

Somos Homologados pela:

Somos Homologados pela:

Elektro

CPFL Piratininga

ISA CTEEP

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas